Imagem, valores ou competência? O  que vale mais no mercado de trabalho?  Segundo especialistas em etiqueta corporativa,  o conjunto ideal reúne  os três fatores de modo equilibrado. “Pessoas  inteligentes não deveriam  julgar o outro pela aparência. Porém, apesar de ser  clichê, a frase ‘a  primeira impressão é a fica’ é uma verdade”, afirma a  especialista em  comportamento empresarial Daniela do Lago, docente da Fundação  Getúlio  Vargas.
Quando a imagem chama mais  atenção do que o que você diz corre-se o risco de perder oportunidades profissionais. "O mercado está funilado, por isso na hora de passar pela  peneira o  candidato pode escorregar”, adverte Célia Leão, consultora  empresarial.
De acordo com Isabella Ferreira  Razaboni,  consultora de recursos humanos da On the Job, o traje pode prejudicar  ainda a imagem  do candidato, pois revela muito sobre o comportamento ou  a personalidade dele.  “Trajes inapropriados para o ambiente  corporativo demonstram, no mínimo,  imaturidade.”
Em uma entrevista de emprego, o  foco deve estar  em suas habilidades, razão pela qual se espera o uso de  vestimenta  adequada ao meio empresarial. Uma roupa inapropriada pode atrapalhar   inclusive o seu desempenho em uma etapa presencial que envolva dinâmica  de  grupo. “O candidato deve ser lembrado pelas suas competências e não  pela  roupa”, destaca Daniela. Logo, elegância e conforto devem andar  junto.
Conheça a empresa
Roupa social de cores neutras continua  sendo a  regra. Mas é interessante conhecer a empresa, consultar o site para   verificar seus valores e missão e conversar com pessoas que trabalham ou   trabalharam nela. 
Empresas de cultura mais aberta,  que valorizam a  diversidade, estão habituadas aos diferentes estilos em seu  ambiente.  Organizações que trabalham para o público jovem costumam apreciar, da   mesma forma, as diversas maneiras de ser e vestir. 
“A roupa deve estar atrelada ao  nicho de mercado.  Um candidato que busque um estágio em uma agência bancária  deve optar  por um traje formal. O mesmo não se pode dizer de um candidato que  vá  trabalhar em uma agência de publicidade ou casa noturna. O excesso de   formalidade, nesse caso, pega mal”, explica a consultora Célia Leão. 
Mulher
Recomenda-se o uso de camisa  social de cor  clara, calça social preta, e sapato fechado de salto baixo. Nos  dias de  frio, blazer ou casaco de cor discreta ajuda a compor o conjunto. Se   optar por saia, cuidado com o comprimento. Deve estar quatro dedos  abaixo do  joelho. Lembre-se que em uma dinâmica de grupo a saia pode  atrapalhar a sua  performance.
Homem
O cargo ou perfil da empresa pode  demandar o  uso de terno. A consultora Isabella Razaboni recomenda os modelos   clássicos e lisos, seguidos de camisas claras e gravatas discretas. Em  outros  casos, o uso de camisa social de manga longa e calça social é  suficiente. O  sapato deve estar engraxado.
Outras dicas
A cor preta e os tons pastéis são  os indicados.  Evite as estampas, como listras estreitas e xadrez, pois podem  cansar a  vista do entrevistador. Os tecidos brilhantes e transparentes e os   trajes muito decotados devem ser abolidos.
Saiba imprimir seu estilo
Se a escolha da roupa na entrevista  de emprego requer atenção redobrada, o uso de acessórios, ao contrário, demanda   no máximo bom senso. Para Daniela do Lago, da FGV, acessórios como  brincos,  anéis e corrente valorizam o conjunto, mas cuidado com a  extravagância. “Se o  brinco faz barulho não use porque pode desviar a  atenção do entrevistador.”
Bolsas e sapatos podem ser de  cores menos  neutras. O tamanho da bolsa também não vai desfavorecer sua imagem.   Cabelos podem ficar soltos ou presos. Recomenda-se prendê-los caso  prejudiquem  a visão, mas as presilhas devem ser discretas. O mesmo vale  para o esmalte, que  deve ser de tom claro. Cuidado para não passar uma  imagem infantilizada. Batom  em tom neutro, sombra clara e rímel  melhoram igualmente a sua imagem.
Homens só devem ir à entrevista  de mochila se for  justificável. O currículo pode ser levado em uma pasta nova e  discreta.  Cabelos e barba devem estar aparados. Cabelos longos devem ser  presos.
Texto extraído do site Empregos.com.br.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário